quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dá para entender um Estado por meio da imprensa?



Hoje é um daqueles dias em que você acorda, lê as manchetes dos jornais e pensa: o mundo, ou melhor, este Estado está de cabeça para baixo! Vejamos as chamadas: “Depois dos Russos, Bento 16”, estampa o Amazonas Em Tempo falando da viagem do governador ao exterior. O Diário do Amazonas diz “MPE dá parecer contrário à liberação de Adail da cadeia”. Por último, A Crítica noticia que “Polícia solta o Coiote e prende o Scooby”, tratando do caso do assassinato de um padre.
Alguém pode perguntar: o que tem de errado nestas manchetes? A resposta é simples: uma análise atenta revela incoerências flagrantes. A primeira fala de um governador indo à Rússia e depois ao Papa falando em preservação ambiental, quando o mesmo é pecuarista (atividades de alto impacto ambiental) e cujo órgão ambiental estadual comandado por ele vive a míngua de recursos humanos e financeiros. Quem não conhece que compre essa demagogia.
A manchete do Diário, referente à prisão do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, acusado de corrupção, pedofilia e outros ilícitos, revela uma faceta deste Estado: a Lei vale apenas para os inimigos do “rei”. Adail não tem curso superior e deveria estar recolhido em sela comum, com os demais presos. No entanto, está em uma sala confortável em um batalhão da Polícia Militar. É preciso citar que o juiz que determinou sua prisão fez constar no despacho que ele não tem direito a sela especial. No entanto, a polícia ignora solenemente a ordem do magistrado. Afinal, quem manda nesse Estado?
O último caso, ‘manchetado’ por A Crítica, é no mínimo curioso. Desmoralizada, a polícia prendeu “a toque de caixa” um bode expiatório para apresentar a comunidade católica, indignada pelo assassinato de um de seus sacerdotes. O apelido do acusado é “Coiote”. O “esforço” policial foi em vão, tiveram que soltar o “Coiote” e agora acusam outro canino, desta vez com a alcunha de “Scooby”. Será que a polícia vai nos surpreender ao inverter a lógica dos desenhos animados, onde o “Coiote” é sempre o malvado caçador de papa-léguas e o “Scooby” é o bonzinho amigo do “Salsicha”? Esperemos mais uma sessão desenhos para saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário