quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Brasil: o lixão da América Latina


Os últimos acontecimentos nos levam a pensar que algumas nações consideram o Brasil uma espécie de “aterro sanitário” internacional, destinado a receber os seus rejeitos. Os guerrilheiros italianos mandaram para cá seus membros mais controversos, os ingleses já mandam lixo hospitalar dentro de contêineres e, mais recentemente, um populista retirado ilegalmente do poder em Honduras resolve se refugiar na embaixada brasileira.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda debatem se mandam de volta ou não para a Itália o militante de esquerda Cesare Battisti, que foi condenado em seu país à prisão perpétua sob acusação de envolvimento em quatro assassinatos. Ele está preso no Brasil desde 2007. O julgamento do pedido de extradição pelo STF começou no dia 9. O relator do caso, ministro Cezar Peluso, se manifestou pela anulação do asilo político a Battisti e foi favorável ao pedido de extradição. Quatro ministros votaram a favor da extradição e três contra. Até guerrilheiro fracassado aporta por aqui. Por mim, que mandem de volta enquanto a justiça de lá está interessada em levá-lo.
Diante da sensação de porteira aberta, os ingleses resolveram passar a sua boiada. Em junho, fiscais da Receita Federal encontraram 750 toneladas de lixo no porto. O material foi transportado por navios da Inglaterra e teria sido enviado no lugar de produtos importados por empresas de Bento Gonçalves (RS). Dentro dos contêineres trazidos ao Brasil pelos ingleses estavam toneladas de plástico, papel e vidro, além de seringas e preservativos. É muita humilhação!
Como se não bastasse, até os populistas expulsos dos seus países vão parar em solo brasileiro. O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, retirado do poder por um golpe de Estado no dia 28 de junho e expulso do país, retornou incógnito ao seu país na segunda-feira e se refugiou sabem onde? Adivinhem? Só poderia ser na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, é claro! Pergunto-me: que outros detritos internacionais serão despejados nas terras brasilis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário