terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Sítio do Pica-pau Amarelo está de luto


Dizem que podemos notar quando estamos envelhecendo quando a vida para de dar e começa a tirar. Perdi um pouco das minhas referências de infância hoje. A atriz Dirce Migliaccio, de 76 anos, morreu na manhã desta terça-feira (22), no Rio. Ela estava com pneumonia e uma infecção urinária. Dirce interpretou a personagem Emília na primeira versão televisiva de “O sítio do pica-pau amarelo” feita pela TV Globo, que foi ao ar em 1977.
Fui amamentado culturalmente com as fábulas de Monteiro Lobato, principalmente por meio do programa infantil “Sítio do Picapau Amarelo”, baseado na sua obra. O programa teve sua quarta edição feita pela Rede Globo em 1977. Era exibido de segunda a sexta, às 17h25.
A quarta versão foi a que me apresentou a obra de Lobato. Nesta versão, os personagens ficaram imortalizados pela interpretação dos atores. O elenco principal era composto por Zilka Salaberry (Dona Benta), Dirce Migliaccio (Emília), Jacyra Sampaio (Tia Nastácia), Rosana Garcia (Narizinho), Júlio César Vieira (Pedrinho), André Valli (Visconde de Sabugosa), Samuel Santos (Tio Barnabé), Dorinha Duval (Cuca), Romeu Evaristo (Saci), Ary Coslov (Jabuti), Germano Filho (Elias Turco), Jaime Barcellos (Coronel Teodorico), Tonico Pereira (Zé Carneiro), Aloísio Ferreira Gomes (Malazarte), entre outros.
Desse elenco estelar, já perdemos Zilka, Dirce, Jacyra, André, Samuel e Jaime. O “meu sítio” está ficando vazio, mas graças à tecnologia poderei apresentá-lo a minha filha e esperar que ela também se divirta com ele. À Emília da minha infância deixo meus aplausos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário