
A propósito da ida de David Assayag para o Caprichoso, lembrei-me de uma história fascinante contada a mim por Chico da Silva quando estava preparando o livro “Boi-bumbá: evolução. Ela acabou ficando de fora do livro, mas resolvi contá-la agora para demonstrar que esses troca-trocas são comuns na história do Festival de Parintins.
No final dos anos 50, o grande levantador de toadas da época atendia pelo apelido de Zazá. Nascido e criado no terreiro do Boi Caprichoso, Zazá apaixonou-se certa vez por uma morena que freqüentava o terreiro do contrário. A paixão do levantador pela jovem acabou abrindo o seu coração para uma outra de intensidade igual. O coração antes azul de Zazá enrubesceu ao conhecer toda a alegria, espontaneidade e tradição do boi de Lindolfo Monteverde.
O levantador mudou-se de malas e cuia para o Garantido e lá ficou por algum tempo repetindo e até ampliando a sua fama. Porém, o amor pela sua morena terminou e ele, magoado, acabou cedendo aos convites do antigo boi para voltar a cantar pelas ruas do bairro da Francesa e Palmares.
A volta foi anunciada com entusiasmo pelo grande Luiz Gonzaga, baluarte do boi azul, aos torcedores. Nas ruas, via-se meninos correndo atrás de Zazá e pegando em suas mãos para ter certeza que não se tratava de um sonho. O tempo passou e enfim chegaram as festas juninas, com elas, a hora do “filho pródigo” voltar a entoar as toadas do Caprichoso.
Era tradição a época realizar um ensaio geral no quintal de Luiz Gonzaga na véspera do dia de Santo Antônio. O terreiro era preparado com bandeirinhas e no chão eram cavadas valas para servires de fogareiros para assar peixe, carnes e fazer arroz doce. Tudo era alegria até os brincantes perceberam que passava da hora do ensaio começar e Zazá ainda não havia chegado.
Quando o desaparecimento do levantador já era dado como certo, Luiz Gonzaga anuncia que o ensaio começaria sem Zazá. O motivo era que ele não conseguindo domar a paixão pelo Garantido voltou para a Baixa do São José. Tão indignado quando os demais torcedores azuis, o compositor Raimundinho Dutra tira a seguinte toada:
É triste um homem mentiroso
é doloroso um homem sem moral
Tem duas caras, cada qual a mais feia
cabra bom de peia deve apanhar como animal
Um cabra desses deve morrer de fome
para criar juízo e nunca mais enganar o homem
Do outro lado da cidade, na bucólica Baixa da Xanda, três homens amanhecem o dia no bar de um senhor conhecido como Zé do Chimilo, torcedor ardoroso do Caprichoso. Os homens na mesa eram: Zazá e os mestres do repente Ambrósio e Vavazinho. Entre um copo de pinga e outro, o levantador de toadas pede a Vavazinho que responda a toada feita por Raimundinho Dutra.
É triste um homem mentiroso
é doloroso um homem sem moral
Tem duas caras, cada qual a mais feia
cabra bom de peia deve apanhar como animal
Um cabra desses deve morrer de fome
para criar juízo e nunca mais enganar o homem
Do outro lado da cidade, na bucólica Baixa da Xanda, três homens amanhecem o dia no bar de um senhor conhecido como Zé do Chimilo, torcedor ardoroso do Caprichoso. Os homens na mesa eram: Zazá e os mestres do repente Ambrósio e Vavazinho. Entre um copo de pinga e outro, o levantador de toadas pede a Vavazinho que responda a toada feita por Raimundinho Dutra.
Vavazinho negou o pedido dizendo: “Quem mandou tu ir se enchirir por lá. Agora agüenta”. Cabisbaixo, Zazá repete o pedido a Ambrósio, que responde: “O Vavá ta certo, mas eu vou quebrar o teu galho”. Ambrósio pediu ao taberneiro um pedaço de papel usado para enrolar pães e compôs esse clássico:
Eu sei que o contrário fala de mim
porque eu não quis brincar com ele
Minha brincadeira eu não posso desprezar
muitas famílias gostam de me apreciar
E seu eu não brincar
meu amo sente a pisada
Eu sei que ele vai dizer:
Boi contrário roubaste meu romance de toada
Deu pra sentir que em Parintins até mesmo os casos aparentemente mais rumorosos podem se transformar no mais puro folclore. No caso do David, tenho esperanças dele sentir no peito o mesmo que sentiu Zazá e volte.
Eu sei que o contrário fala de mim
porque eu não quis brincar com ele
Minha brincadeira eu não posso desprezar
muitas famílias gostam de me apreciar
E seu eu não brincar
meu amo sente a pisada
Eu sei que ele vai dizer:
Boi contrário roubaste meu romance de toada
Deu pra sentir que em Parintins até mesmo os casos aparentemente mais rumorosos podem se transformar no mais puro folclore. No caso do David, tenho esperanças dele sentir no peito o mesmo que sentiu Zazá e volte.
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